Quem é mais honesto nos negócios: mulheres ou homens?

Publicado no Hype Science

A resposta não é nenhum pouco surpreendente: mulheres. E, sendo uma delas, posso atestar com total imparcialidade que nós maravilhosas somos mesmo pessoas super sérias e nenhum pouco manipuladoras.

Mas do que vale minha palavra, não? Em todo caso, vocês não precisam dela. A ciência é que disse: segundo uma nova pesquisa, quando tiver que fazer negócios, a melhor coisa é procurar uma dama.

Claro que não podemos generalizar. Você só vai descobrir se alguém não é ético depois de ser passado para trás por ele. Mas se tiver que brincar com suas chances, a probabilidade aponta que você está mais seguro ao lado de uma mulher.

A pesquisa, feita por Laura Kray da Universidade da Califórnia em Berkeley, EUA, e por Michael Haselhuhnof da Universidade do Winconsin em Milwaukee, EUA, envolveu 115 estudantes universitários de negócios, homens e mulheres.

Por se tratar de um universo específico, os autores explicam que os resultados podem não ser tão extremos na vida real.
Mas como estudantes de negócios geralmente trabalham no mundo de negócios mais tarde, é praticamente com esse cenário que você vai se deparar.

Os pesquisadores perceberam que os homens estavam muito mais dispostos a disfarçar a realidade (vulgo mentir) que as mulheres. Eles também eram menos propensos a aceitar o mesmo comportamento de outras pessoas (ah, o senso de justiça masculino).

Quando era do seu interesse, os homens mentiam mais sobre ofertas competitivas, não tinham tanto medo de fazer falsas promessas nem de disfarçar ou manipular informações relevantes. As mulheres não aceitavam tais atitudes.

“Os homens justificavam mais facilmente a má conduta moral, minimizando as suas consequências com desculpas. Também descobrimos um padrão robusto pelo qual os homens são mais pragmáticos em seu raciocínio ético na mesa de negociação que as mulheres”, disseram os cientistas. Isso é a mesma coisa que dizer que os homens têm um senso de justiça mais “flexível”.

O mais interessante é o porquê desse comportamento masculino. Aparentemente, os homens fazem qualquer coisa para atestar sua masculinidade. Quando se sentem ameaçados, eles ficam mais agressivos e aceitam recorrer a qualquer tipo de manobra para saírem ganhando. É nessas horas que percebemos que também somos animais, tão próximos dos macacos (com todo o perdão aos macacos, que não merecem tais comparações).

Então, mulheres são negociantes mais éticas. Outros estudos também indicam que somos melhores chefes, porque somos mais democráticas e permitimos que os funcionários participem na tomada de decisões, estabelecendo canais de comunicação interpessoais.

Há inclusive quem sustente que as mulheres são mais inteligentes. E não somos nós falando: é a ciência, a tão adorada e totalmente dominada por homens ciência. Então, homens, podem começar seus comportamentos agressivos, porque me sinto no direito de esfregar na cara de vocês: estamos ganhando!

Share

Comentários

comentários

Powered by Facebook Comments

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>